sábado, 24 de outubro de 2009

A base de tudo

Continuando as dicas de maquiagem, hoje vou falar da base. Esse é um produto que jamais deveria faltar numa maquiagem. Adoro a base, pelas suas inúmeras formas de apresentação, texturas, funções e sobretudo pelo visual que só uma boa base consegue nos proporcionar!
 Mas para que tudo saia perfeito, é necessário saber algumas coisinhas, para não errar, desde a compra até a aplicação do produto, que podem comprometer totalmente o resultado.
Para começar, é super necessário conhecer bem seu tipo de pele: seca, normal, mista ou oleosa para saber melhor que textura de base usar. Depois faço o link de um post de quais as características de cada tipo de pele.  Hoje estão disponíveis no mercado uma infinidade de tipos de base, desde as mais comuns, líquidas ou em creme, até bases em mousse, spray ou pó, além de produtos que fazem a função de base, corretivo e pó (os famosos pancake e duocake). É importante sempre testar antes, para escolher aquela que mais se adapte às suas necessidades.


1 - Dream Matte Mousse - Maybelline                      2 - Base em Pó Mineral - Mary Kay
3 - Airflash - base em spray Diorskin                      4 - Base líquida cobertura média - Mary Kay
5 - Hidratante Tonalizante FPS 20 - Mary Kay        6 - Cream Powder FPS15 Duo base - Contém 1g


Para escolher a tonalidade perfeita, escolha primeiro 3 tonalidades que mais se adequem ao seu tom de pele e aplique as três na lateral do rosto. A tonalidade correta deve desaparecer da pele, mesclando-se perfeitamente ao tom da pele do rosto. Faça esse teste preferencialmente olhando sob a luz natural. Se estiver em uma loja, tente dar uma volta e procurar um local onde possa se olhar com luz natural mesmo, que revela melhor as cores. Quando estiver em dúvida entre duas tonalidades opte primeiro pela mais escura ou por um subtom amarelo, ou pode-se até mesmo misturar duas tonalidades distintas de base para chegar ao tom ideal. (Dica retirada do material Técnicas de Maquiagem - Mary Kay).
Na hora de aplicar, lembre-se sempre de que a pele deve estar perfeitamente limpa para receber a base e é importante também aplicar um protetor solar - eu aplico mesmo se a base já tenha um, pois proteção contra o sol nunca é demais. Também estão disponíveis no mercado excelentes primers, que preparam a pele para receber a maquiagem, uniformizando-a, reduzindo oleosidade, poros, entre outros, mas isso é assunto pra outro post... Dessa forma, caso deseje, aplique também um primer.
A base pode ser aplicada com pincel, esponja ou até mesmo com os dedos - confesso que essa é minha forma, nunca consegui me adaptar com pincel para base, nem esponja... fazer o quê???
Comece aplicando pequenos pontos de base na testa e maçãs do rosto. Espalhe com movimentos circulares, de dentro pra fora e de baixo pra cima. Finalize com movimentos suaves par abaixo, de forma a assentar os pequenos pêlos do rosto (gente, essa dica faz toda a diferença, experimentem!!!). Produre aplicar num ambiente bem iluminado, para poder visualizar possíveis acúmulos de produto, o que tornam o visual fake.
Fique esperta: menos é mais. Passe o mínimo possível, você poderá obter mais cobertura aplicando uma segunda camada, se necessário.
Caso você tenha utilizado o corretivo antes, aplique a base com leves toques, para não retirá-lo.
Espalhe a base com cuidado ao longo da linha do queixo e do cabelo, para evitar a famosa "máscara"...
Resumindo, é tudo questão de bom senso e de tentativas. Vá aplicando, em casa, sem compromisso, até poder produzir um super visual, que tem que ser sobretudo NATURAL!!!

Espero que tenham gostado das dicas!!! Beijinhos ;*




0 comentários:

Postar um comentário

Este espaço é para você que quer comentar, criticar, perguntar ou simplesmente dar um alô... Fique à vontade!